nota: tradução automática, por favor peça desculpa por qualquer redacção complicada e confirme com a língua inglesa

Há uma variedade de tecnologias disponíveis no mercado, tentaremos fornecer uma visão geral muito breve

Comunicação crítica

Normalmente, a indústria fala de dois tipos diferentes de comunicação crítica. Por um lado, comunicação crítica de missão onde a vida dos seres humanos está em risco e, por outro lado, comunicação crítica de negócio onde uma interrupção da produção ou do negócio do cliente final devido a outras razões pode ter de descansar no caso de o sistema de comunicação não estar a funcionar.

Temos tendência a colocar ambos os serviços na mesma caixa, uma vez que os requisitos básicos são semelhantes, ou seja, o sistema tem de funcionar em todo o lado com uma disponibilidade de quase 24/7. Em detalhe, os sistemas oferecem diferentes designs, diferentes tecnologias e diferentes características com diferentes níveis de serviços, redundâncias e opções de recurso.

Um aspecto crescente não só nas comunicações críticas é a segurança sob a forma de cibersegurança. Não tem feito parte do desenvolvimento quando a especificação das tecnologias começou, mas é gradual e constantemente acrescentada. No decurso da sustentabilidade, também menos propriedades técnicas se tornam novas tendências para os clientes finais, tais como cadeias de produção e balanço energético total durante a produção e operação.

Vamos nomear e descrever brevemente um subconjunto de termos e tecnologias com que o mercado está a lidar na secção abaixo.

Rádio Analógica

Esta tecnologia existe há várias décadas, utiliza diferentes esquemas de modulação e foi concebida apenas para comunicação por voz. Está disponível em quase todas as bandas de baixa frequência (VHF e UHF). Os terminais e infra-estruturas são quase 100% compatíveis de diferentes fornecedores. Estão tipicamente disponíveis gateways para sistemas telefónicos ou dispositivos de expedição e gravação, mas muito provavelmente proprietários ou baseados numa ligação de rádio. Os tons de squelch são utilizados para aumentar a eficiência espectral, pelo menos separando grupos de utilizadores e permitindo-lhes comunicar na mesma frequência. A frequência tem de ser licenciada e, portanto, tipicamente não colide com outros sistemas de rádio na vizinhança.

DMR

O DMR (rádio móvel digital) é uma melhoria digital para o sistema analógico. Utiliza TDMA e fornece, portanto, dois recursos de comunicação numa só frequência. O DMR existe em três modos Tier. O Tier 1 é apenas de rádio para rádio, enquanto o Tier 2 é um modo repetidor, onde a frequência é fixada a um grupo de utilizadores. A camada 3 é uma operação em modo troncalizado, basicamente fornece apenas vários slots de comunicação de recursos, que podem então ser utilizados por um maior número de chamadas de grupo ou individuais com base no primeiro a chegar primeiro a servir e alguns princípios prioritários. O DMR também fornece alguns dados de posicionamento e opções de pacotes de dados de banda estreita.

TETRA

O TETRA (rádio troncalizado terrestre) é uma norma europeia ETSI, semelhante ao DMR, mas um pouco mais maduro e mais antigo. A norma TETRA é utilizada por muitas forças policiais e bombeiros em toda a Europa e outras nações e também encontrou várias instalações dentro de transportes, indústrias ou serviços públicos. O TETRA possui uma grande quantidade de conjuntos de características para comunicação de voz, também é especificado para comunicação de dados de banda estreita e larga. Os dados de localização dos terminais também podem ser transmitidos.

LTE / 4G / 5G

Uma vez que a quantidade de dados está constantemente a aumentar, o 3GPP está a tratar durante vários anos de especificar também a comunicação de missão crítica na norma LTE. As primeiras nações estão a considerar utilizar o LTE em vez de ou como suplemento do TETRA para as forças policiais e bombeiros. As principais diferenças são que os clientes têm de escolher entre possuir uma rede privada ou utilizar a rede pública. O mesmo se passa do lado do dispositivo. Enquanto com os sistemas PMR acima mencionados, os utilizadores tinham um dispositivo dedicado, aqui os utilizadores podem ser capazes de operar com o seu próprio smartphone.

4G é basicamente a implementação do LTE. Tecnicamente, seria melhor dar uma vista de olhos aos lançamentos 3GPP, uma vez que estes descrevem o conjunto completo de funcionalidades disponíveis em vez dos termos de marketing como 4G, que é utilizado para vários lançamentos. Actualmente, nestas versões ainda estão a ser implementados ou melhorados outros elementos de comunicação vitais para a missão.

5G é uma nova palavra de propaganda, permitindo 10x mais produção, 10x mais densidade de dispositivos e 10x menos latência do que 4G. Mas vem com uma impressão de pé muito mais pequena, uma vez que as bandas de frequência são de longe mais altas e algumas delas não têm de ser licenciadas, o que pode causar interferências com outras redes 5G ao lado. 5G é finalmente uma rede de redes diferentes e pode lidar com muita comunicação de dados críticos.

IoT (Internet of Things)

Na verdade, IoT não é uma norma tecnológica, mas como é actualmente discutida em todo o lado, decidimos acrescentar aqui esta secção. Na verdade, as normas que estão a ser utilizadas para a IdC são mais Zigbee, Bluetooth IoT, NFC, RFID, LoRa e múltiplas mais. IoT pode utilizar qualquer tecnologia, que se adapte às necessidades do cliente. Isto aplica-se tipicamente a uma pequena área onde muitos sensores, válvulas e dados do motor são recolhidos e depois transferidos através de um sistema de rádio de longa distância com grande capacidade. Assim, mais uma vez uma rede de redes e pode adivinhar, onde 5G pode encontrar o seu lugar.

MCx

MCx significa características críticas de missão especificadas dentro do 3GPP (organização de normalização da rede móvel) para os lançamentos LTE 4G e 5G. x é, por este meio, um porta-lugar para voz, dados, vídeo, posicionamento e outros serviços futuros. Esta norma está actualmente em constante desenvolvimento e dependerá das necessidades do cliente, se já for utilizável para ele. Uma vez que este é um tópico muito grande, quente e complexo, é muito bem-vindo a contactar-nos sobre este assunto, se precisar de mais informações ou se tiver perguntas dedicadas.

PoC

PoC significa PTT sobre celular e é uma forma de a indústria tentar nomear todos os serviços de voz sobre WiFi ou LTE a partir de um smartphone, que não são compatíveis com o MCx. Uma vez que o desenvolvimento da norma levou vários anos, existem muitas soluções proprietárias no mercado, que funcionam bem. Podem sofrer de congestionamentos e prioridades na infra-estrutura, uma vez que a maioria deles partilha o serviço como um utilizador padrão com outros smartphones a jogar jogos ou a ver alguns vídeos.

WiFi

Existem também várias versões de WiFi, cada uma com formas diferentes de aumentar a cobertura e também de garantir a qualidade do serviço. O principal problema com o WiFi é o espectro não licenciado, o que pode causar alguns problemas se outro sistema estiver a operar numa área próxima. De qualquer modo, o WiFi é mesmo utilizado para comunicações ferroviárias na Alemanha e noutras nações para informação dos passageiros, bem como para entretenimento dos passageiros em vários casos.

Conclusão

Semelhantes como as exigências dos clientes são diferentes, também as variedades de tecnologias estão disponíveis todas com os seus altos, mas também com os seus baixos. De qualquer modo, é muito frequente os clientes misturarem e combinarem as suas tecnologias com uma solução híbrida que satisfaça as suas necessidades.

Temos muito prazer em falar consigo sobre os desafios do seu negócio!